sábado, 18 de junho de 2011

Cultura - Mente Sã em Corpo São

taoUma das últimas polémicas levantadas pelo Partido Socialista e pelos restantes partidos da esquerda tem a haver com a supressão do Ministério da Cultura, e a sua passagem a secretaria de estado.

Se é verdade que a cultura, é importante para o desenvolvimento humano, mais verdade é que se perguntarmos à maior parte dos portugueses, se preferem ter dinheiro para comer ou para ler, estou certo que a grande maioria escolherá a 1ª opção.

O Ministério da Cultura foi tão importante nesta última legislatura, que mal dei por ele. No anterior governo, apesar de ter 16 ministros, apenas 4 eram conhecidos da maior parte dos portugueses, José Sócrates e Teixeira dos Santos, o segundo mais nestes últimos tempos por motivos óbvios, Luís Amado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, e a anterior Ministra da Educação, Lurdes Rodrigues, pelas medidas que teve a coragem de tomar e que foram alvo de tanta contestação. Já agora, Gabriela Canavilhas, era o nome da Ministra da Cultura.

Para mim, trata-se de uma questão de bom senso. Primeiro alimentar o corpo e só depois alimentar a mente. Já dizia o ditado, “Mente Sã em Corpo São”, e neste momento devido não só à crise económica, mas também à má escolha de políticas, nos últimos anos, e o corpo não está são.

0 comentários: