terça-feira, 7 de junho de 2011

iCloud, Lion e iOS5

O CEO, da Apple, Steve Jobs, apresentou ontem o novo sistema da marca, o iCloud. O iCloud é um sistema que permitirá sincronizar ficheiros de música, vídeo, fotografia e outros documentos entre vários aparelhos através da Intranet.

Este lançamento marca também o regresso de Steve Jobs, com cancro do pâncreas, às aparições públicas, após a intervenção cirúrgica de que foi alvo para efectuar um transplante de fígado.

O iCloud, vem disponíbilizar aos utilizadores novas funcionalidades sem quaisquer custos, permitindo armazenar vários arquivos como as músicas compradas no iTunes, fotografias, vídeos e outros documentos de texto, em servidores da marca.

As informações são então gravadas no que se chama uma 'núvem da Internet', e que posteriormente permitirá ao utilizador aceder aos dados para posteriormente sincronizar com outros aparelhos.

O iCloud vem substituir assim de forma gratuita o MobileMe que implicava custos para os utilizadores.

A Apple além de apresentar o iCloud apresentou ainda o novo sistema operativo para os computadores da marca, o OS X 10.7 Lion, e apresentou também para os utilizadores de iPads e iPhones o novo sistema operativo iOS 5.

Ao contrário do que parece, o termo “Cloud Computing” que nos dias de hoje nos parece um termo inovador, afinal não o é, pelo menos o conceito já data dos anos 1960s, quando John McCarthy afirmou que “a computação pode um dia ser organizada como um serviço público”.

Aliás, uma analogia para explicar o termo “Cloud Computing” é compará-lo às redes públicas de serviços como a electricidade, gás, e água. Serviços centralizados e standarizados para serviço público.

0 comentários: