sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sondagens…

imagesValem o que valem, é certo. Mas a tendência é clara e a confirmarem-se será a luz ao fundo do túnel para Portugal e para os portugueses.

Todas as sondagens apontam para uma vitória clara do PSD e de Passos Coelho nas eleições do próximo Domingo, e ainda para uma maioria absoluta do PSD com o CDS/PP. Neste cenário o PS e José Sócrates serão penalizados e a justiça será feita, chegou a altura de reflectirem no que (não) fizeram nos últimos 6 anos.

O PSD conseguiu superar o PS, pelo menos nas sondagens, nesta última semana de campanha e todas as projecções apontam para uma vitória do PSD e de Passos Coelho nas próximas eleições de Domingo.

O que me surpreendeu foi o facto deste (des)Governo PS conseguir aguentar tanto tempo “taco-a-taco” nas sondagens com o PSD. É verdade que nunca um 1º Ministro foi tão atacado como na última legislatura por toda a oposição, mas também é verdade que nunca um 1º Ministro foi tão mau em Portugal.

A vantagem dos sociais-democratas sobre os socialistas na véspera do fecho desta campanha situava-se entre os 4,8% e os 8,4% – sendo o intervalo mínimo indicado pela Eurosondagem e o intervalo máximo indicado pela Marktest. A Católica e a Intercampus dão uma diferença de 5 a 6 pontos percentuais. Outro dado a reter é que o CDS destaca-se como o terceiro partido e que caso o PSD não consiga chegar sozinho à maioria absoluta, o que também parece muito difícil, poderá garantir uma solução de governabilidade e de estabilidade em coligação com o CDS/PP.

Esta solução de governabilidade e de estabilidade é-nos dada por Paulo Portas, lider do CDS/PP, que ontem declarou ao semanário SOL que, «Portugal precisa de um Governo forte e competente e o CDS e o PSD têm as condições para o construir», desfazendo as dúvidas sobre a disponibilidade do CDS/PP para efectuar um acordo de Governo com o PSD.

0 comentários: