quinta-feira, 16 de junho de 2011

Maioria para a Mudança

lei de___Foi assim que intitularam o acordo político, os dirigentes do PSD e do CDS/PP. Um acordo de colaboração como fizeram questão de sublinhar, e que ficou assinado na pessoa dos seus líderes, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

Neste acordo começam por chamar a atenção para a grave crise que o país atravessa, crise essa, que levou Portugal a pedir ajuda externa financeira pela 1ª vez em 30 anos, e pela necessidade de mudança.

Uma nova esperança para os portugueses, para o estado português e para Portugal é ao que chamam a esta maioria. Pretendem dar-nos essa esperança através de um governo diferente, uma mudança para um governo melhor, segundo dizem. Também nós, portugueses, esperamos que esta mudança seja de facto para melhor, mas melhor para todos os portugueses.

O verdadeiro desafio está em governar diferente, O que podemos exigir aos nossos governantes é que sejam inovadores, que não se limitem a aplicar um conjunto de regras ditadas pela Troika, porque para isso não seria necessário um governo diferente, para isso apenas seria necessário mais responsabilidade política.

Por atravessarmos, uma época de crise, isso não quer dizer que não devamos contestar aquilo que nos parece injusto, e o nosso dever é lutar para encontrarmos alternativas credíveis para cumprirmos os objectivos que nos foram impostos, de forma diferente, de forma menos penalizadora para os portugueses.Não é fácil, mas pode ser feito!

“Preocupação central com a pessoa humana e a sua dignidade”. Do acordo político de seis páginas é esta frase que me fica no ouvido. É a frase que devemos ter todos em atenção.

É uma tarefa difícil, governar este país, mas que deve ser superada com seriedade e responsabilidade. O voto de confiança foi dado a este governo, para que nos devolva a esperança de um futuro melhor, e que nesse futuro não nos sintamos menos dignos ou menos homens do que hoje. Melhor ainda, diria Eu.

0 comentários: