segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nobre Desistência

Nobre rejeitadoTal como já tinha comentado tempos atrás, esta legislatura poderia começar mal ou bem, mais tarde se veria. Como nos é dado a reparar não foi da melhor maneira que começou, pois os partidos da maioria não se entenderam na 1ª discussão em conjunto na Assembleia da República.

O PSD não foi capaz de eleger o seu candidato a presidente da Assembleia da República, Fernando Nobre. Rejeitado por duas vezes pela câmara de deputados, e que bem, se escusou de concorrer uma 3ª vez.

Temos de tirar ilações positivas de toda esta situação. Salva-se em parte a face do agora indigitado 1º Ministro, pois manteve a sua palavra contra tudo e contra todos, tentando levar o seu candidato a uma eleição que não se antevia. Poderia ter optado pela saída mais fácil, que seria o de propôr um nome mais consensual.

Salva-se o nome do CDS/PP e de Paulo Portas, que desde o início afirmaram que não iria ser pelo CDS/PP que Fernando Nobre iria conseguir a sua eleição, e mantiveram o seu sentido de voto. Isto contra a opinião de quase todos, senão mesmo todos, os comentadores políticos da nossa praça, que afirmavam que mesmo apesar das dificuldades, diziam ser tradição, eleger-se como Presidente da AR o nome escolhido pelo governo.

As tradições fizeram-se para ser quebradas, e numa altura de crise em que Portugal mais do que nunca precisa que as tradições políticas sejam quebradas, este só pode ser visto como um bom sinal.

Salva-se Fernando Nobre, pois desistiu a tempo (poderia tentar ser eleito uma 3ª vez) de um vexame maior, e poupando o agora 1ºMinistro a um vexame ainda maior.

E mais importante que tudo, salva-se a democracia, pois o sentido de voto dos portugueses foi claro ao dar uma maioria de direita, mas não dar uma maioria social-democrata. Pois ao votarem assim, os portugueses também estavam a decidir que não queriam a 2ª figura de estado fosse a que foi proposta pelo partido que ganhou as eleições.

Esta é a primeira derrota de Pedro Passos Coelho e ainda agora acabou de ser eleito. O voto era secreto, mas pela contagem de votos, pelo menos 2 deputados, não respeitaram o sentido de voto do seu líder na 1ª volta e 3 deputados não respeitarm na 2ª volta. Como seria se houvesse uma 3ª volta?

Fica agora a pergunta, até onde poderia ter ido este PSD, se não apresentasse à partida, Fernando Nobre como candidato a Presidente da Assembleia da República?

0 comentários: